BLOCOS E TELHAS: A VANTAGEM ECOLÓGICA DA CERÂMICA SOBRE O CONCRETO
A fabricação de produtos cerâmicos tem menor impacto nas mudanças climáticas – leia-se emissão de gases do efeito estufa – do que seus equivalentes de concreto. A emissão de tais gases para a fabricação de um metro quadrado de blocos cerâmicos é aproximadamente 50% inferior na comparação com a mesma estrutura em concreto. A informação é de Carlos Augusto Xavier Santos – doutor em Engenharia de Produtos e professor da Área de Negócios do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro – que apresentou o painel Análise do Ciclo de Vida de Blocos e Telhas Cerâmicas, nesta sexta-feira, último dia do Construction Congresso, que acontece no Centro de Exposições Imigrantes.

O especialista informa que a pesquisa foi encomendada pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica, e realizada pela empresa Quantis, do Canadá, ao longo de um ano. “O objetivo foi saber qual o impacto ambiental e humano gerado pela fabricação e utilização do produto cerâmico, comparado ao similar de concreto”, esclarece o especialista, ao ressaltar que o trabalho abordou impactos climáticos, saúde humana e esgotamento de recursos naturais, sem ater-se à questão da performance dos produtos. Ele observa que o processo de fabricação do cimento exige temperaturas de até 1.400 graus, enquanto a cerâmica usa temperaturas de até 900 graus.

“A queima para obtenção da cerâmica pode até gerar partículas nocivas á saúde humana. Mas não agride tanto ao ambiente como a fabricação do concreto, que é responsável pela emissão de CO2, em função da queima de combustíveis fósseis”, esclarece o palestrante, explicando que no primeiro caso, normalmente usam-se lascas de madeira, um material reciclável. Segundo a pesquisa, para cada metro quadrado de telhas cerâmicas – na comparação com suas equivalentes de concreto – a emissão de gases é 69% menor, graças a utilização de fontes de energia renovável.
Aproveite para visitar também:
Visite o Site Visite o Site
APOIO
Entidades

Mídia
Realização:
Local:
Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 - Água Branca - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - Tel. 11 3662-4159 - Fax. 11 3662-2192
sobratema@sobratema.org.br