BRASIL VIVE REVOLUÇÃO SOBRE TRILHOS
O País experimenta uma revolução no transporte sobre trilhos. Atualmente a malha ferroviária conta com 30 mil quilômetros para transporte de carga e mil para o transporte de passageiros. Até 2020 a previsão é aumentar estes números para 40 mil e 4 mil, respectivamente. A informação é de Vicente Abate – presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – que abriu o painel Perspectivas do País no Setor Ferroviária nesta sexta-feira, no último dia do Construction Congresso, realizado no Centro de Exposições Imigrantes. Munido de gráficos, estatísticas e fotografias, ele mostrou a evolução histórica da produção dos equipamentos oferecidos pela indústria nacional, que abrange toda a cadeia produtiva do setor.

Destaque para as inovações, como os novos vagões de alta tecnologia – em uso desde 2011 – com alta capacidade para transporte de minérios, capazes de transportar açúcar a granel com descarga em movimento. E também para o modelo Double Strack, com porta articulada, para transporte de containers empilhados. No transporte de passageiros a novidade são os modelos com ar condicionado, multimídia, com motor de corrente alternada, que reduz o consumo de energia elétrica. Peter Alouche, consultor de Transporte da Headwayx Engenharia, seguiu na mesma linha, enfatizando a guinada que o país vive a partir do advento dos eventos esportivos programados.

“Depois de tanto desprezar os transporte sobre trilhos, o país acordou para a importância da opção ferroviária. Além de não poluir, o sistema é guiado e pode ser controlado, tornando-se muito mais confiável”, ressalta o executivo, que mostrou as principais obras em andamento no país. Ele observa que, passados os grande eventos esportivos, o que vai ficar são as inovações no transporte de passageiros. Os exemplos foram inúmeros, entre eles a extensão do metrô e o monotrilho em São Paulo; a linha 4 no metrô carioca, além do Veículo Leve sobre Trilhos, VLT; o aeromóvel em Porto Alegre; o metrô de Curitiba e o monotrilho de Manaus, entre muitos outros.
Aproveite para visitar também:
Visite o Site Visite o Site
APOIO
Entidades

Mídia
Realização:
Local:
Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 - Água Branca - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - Tel. 11 3662-4159 - Fax. 11 3662-2192
sobratema@sobratema.org.br