REALIDADE: PRÉDIOS CONSTRUÍDOS EM 360 HORAS
Em quanto tempo se constrói um prédio no Brasil? Com essa questão o palestrante do Instituto Brasileira de Engenharia de Custos (Ibec), Rubens Borges, deu início à exposição do tema “Planejamento e gestão de carreira no mercado de engenharia”, na tarde de sexta-feira (7), no Construction Congresso. Independente das muitas respostas sugeridas pela plateia, Borges foi enfático ao exibir um vídeo de uma obra construída na China em apenas 360 horas. “Vocês estão preparados para isso?” indagou o palestrante, ressaltando que os chineses já estão marcando presença na Construction Expo 2013 com um estande daquele país.

Segundo apontou o diretor regional do Ibec-SP, não é segredo que existe um apagão de mão de obra especializada. Por outro lado, Borges discorreu sobre as oportunidades reais e as ameaças que existem no mercado de trabalho. Sua exposição incluiu uma retrospectiva com análise das mudanças de perfil dos profissionais do setor, aspectos de modernização que implicam não só em gestão das empresas, como também nos processos produtivos, a partir da introdução de novas tecnologias.

Um diagnóstico com o foco no cenário interno do profissional - talentos natos e dificuldades – e, do ponto de vista externo - potenciais e ameaças - foram apontados por Borges. A partir dessa análise foi colocado um plano de ação para o desenvolvimento de talentos, os já conhecidos e aqueles que precisam ser “despertados”. “Reconhecer que as fraquezas internas às quais precisam ser mitigadas e trabalhadas, a fim de minimizar o risco pessoal que podem representar, também são essenciais”, ressaltou Borges.

Do ponto de vista externo, o palestrante destacou que tão importante quanto observar as ameaças que existem em função das mudanças no mercado de trabalho, e cruzá-las com as fraquezas, é tomar providências, tendo em vista descobrir as novas oportunidades e desenvolver uma estrutura para aproveitá-las.
Aproveite para visitar também:
Visite o Site Visite o Site
APOIO
Entidades

Mídia
Realização:
Local:
Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 - Água Branca - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - Tel. 11 3662-4159 - Fax. 11 3662-2192
sobratema@sobratema.org.br