REVITALIZAÇÃO DA ZONA PORTUÁRIA DO RIO TEM INVESTIMENTOS DE R$ 7,6 BI
De olho nos eventos programados para os próximos anos – Copa do Mundo e Olimpíadas –, o Rio de Janeiro passa por um processo de revitalização da sua zona portuária. Trata-se da Operação Urbana Porto Maravilha, que atinge uma área de 5 milhões de metros quadrados e conta com investimentos de R$ 7,6 bilhões. Os recursos financeiros fazem parte da Parceria Público Privada (PPP) firmada com a Concessionária Porto Novo formada pelas construtoras Norberto Odebrecht, Carioca Engenharia e OAS. “A maior PPP realizada no País atualmente será responsável pela revitalização de uma região que está abandonada há 100 anos”, afirma Marco Antônio Pimentel Marinho, que coordena a obra, que está com um Salão na Construction Expo 2013.

Umas das principais frentes de atuação do projeto é o novo sistema viário da região, que inclui a construção de duas vias principais – a avenida do Binário do Porto, com dois tneis, e a avenida Expressa, com mais dois tneis paralelos. O elevado da Perimetral será demolido e ainda haverá a construção de um grande passeio público arborizado entre a praça Mauá e o Armazém 8, com 44 mil metros quadrados. Esses projetos estão em exposição no Salão do Porto Maravilha, onde os visitantes podem conhecer detalhes por meio de painéis e da maquete eletrônica.

O projeto, que também vai oferecer a recuperação dos sistemas de esgoto, iluminação pública, coleta de lixo, drenagem e limpeza, beneficiará os 32 mil habitantes da região que inclui os bairros de Gamboa, Santo Cristo e Saúde, além dos morros do Telégrafo, Livramento, Conceição, Providência e Pinto. “Já o Museu de Arte do Rio e Museu do Amanhã fazem parte das iniciativas culturais da Operação Urbana Porto Maravilha”, afirma Marinho.
Aproveite para visitar também:
Visite o Site Visite o Site
APOIO
Entidades

Mídia
Realização:
Local:
Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 - Água Branca - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - Tel. 11 3662-4159 - Fax. 11 3662-2192
sobratema@sobratema.org.br