DISSEMINAÇÃO DAS TÉCNICAS DE PESAGEM PARA REDUZIR MULTAS E PRESERVAR RODOVIAS
O excesso de peso transportados pelas rodovias brasileiras foi o tema central do painel Pesagem de Carga Rodoviária Geral e Indivisível nesta quinta feira, no segundo dia do Construction Congresso, que acontece no pavilhão do Centro de Exposições Imigrantes até sexta-feira, dia 7 de junho. João Batista Dominici, vice-presidente executivo do Sindicato Nacional de Pesagem de Carga, Sindipesa, iniciou a apresentação ressaltando a importância do tema para o pais e para a indústria da construção, responsável pelo tráfego de cargas pesadas como entulho, concreto, cimento, aço e produtos siderúrgicos, entre outros, pelas estadas do país.

O executivo observou que, além de danificar e reduzir a vida útil das rodovias, o tráfego de cargas com peso além do permitido ainda provoca multas que acabam encarecendo ainda mais o processo produtivo. O engenheiro mecânico Rubem Penteado de Mello, consultor de pesagem, discorreu sobre os critérios técnicos para o carregamento correto dos caminhões, com o objetivo de obedecer a legislação vigente. De acordo com ele, tanto as cargas convencionais – como grãs, material cirúrgico, para citar dois exemplos – quanto as especiais, de vigas a pré-moldados e máquinas, têm as suas peculiaridades que devem ser obedecidas.

“É necessário dissecar o método para pesagem absorvendo o peso total e o peso por eixo”, informa o especialista, ao explicar que o fato de a pesagem total estar de acordo com o estipulado não significa que o peso por eixo esteja necessariamente correto. Ele enfatizou a importância do conhecimento técnico de tais técnicas ser amplamente disseminado, como forma de evitar as multas por excesso de peso que se multiplica pelas estadas brasileiras.
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