SOLO ARENOSO É O PRINCIPAL DESAFIO A SER VENCIDO NA ESCAVAÇÃO DO METRÔ DO RIO
A metodologia que envolve a escavação da Linha 4 Sul do Metrô do Estado do Rio de Janeiro foi o tema exposto pelo engenheiro Alexandre Mahfuz, do Consórcio Linha 4 Sul, no Seminário "Concessionária Rio Barra: métodos construtivos de túneis: Tunnel Boring Machine (TBM) e New Austrian Tunnelling Method (NATM)" do Construction Congresso. Segundo ele, o TBM, o 'Tatuzão', com 2 mil toneladas e 120m de comprimento por 11,5m de diâmetro, vai construir os túneis subterrâneos do metrô entre a estações General Osório (Ipanema) e a Gávea sem passar por baixo de prédios e sem a necessidade de abrir buracos na superfície das ruas, minimizando o impacto das obras para população.

Mahfuz explicou também que este é o método mais adequado à região porque o solo é um misto de areia, água e rocha, além de os túneis cruzarem áreas densamente povoadas. Por essas características, optou-se por utilizar um Mixshield, construído especialmente para o solo da Zona Sul do Rio de Janeiro com capacidade para escavar de 15 a 18 metros por dia. O palestrante detalhou que o revestimento de túneis com anéis de concreto pré moldado e o sistema carrossel foi o adotado para o Rio de Janeiro. Segundo Mahfuz, a máquina que irá operar no túnel é um equipamento conversível com dois tipos de operação em solo e em rocha, sendo que sua montagem já está totalmente planejada.
Aproveite para visitar também:
Visite o Site Visite o Site
APOIO
Entidades

Mídia
Realização:
Local:
Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 - Água Branca - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - Tel. 11 3662-4159 - Fax. 11 3662-2192
sobratema@sobratema.org.br