O PAPEL DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO DOS NOVOS PORTOS
Portos sustentáveis, pesquisas, implementações e experiências internacionais foram assuntos discorridos durante o Seminário “A alta qualidade ambiental da edificação à infraestrutura”, da Fundação Vanzolini, pelos professores Rui Carlos Botter, titular da área de Logística e Transporte do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica, e Newton Narciso Pereira, do Centro de Inovação em Logística em Portos e Infraestrutura, ambos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Os professores adiantaram que com a recém aprovada MP565 dos Portos é preciso dar início ao diálogo com os órgãos competentes para que a visão da sustentabilidade esteja muito bem fundamentada, principalmente tendo em vista os 160 novos terminais portuários privados na lista de autorização de concessão. “Temos aproximadamente 7 mil quilômetros de área costeira marítima já imaginou a instalação de um terminal portuário privado a cada 35 quilometro?”, brincou o prof. Botter.

“O nosso maior desafio nessa área concentra-se em boa vontade, em questões políticas e nos custos. Não há necessidade de criar nada novo, mas sim adaptarmos o que já funciona nos portos internacionais e adaptarmos à nossa realidade”, diz o prof. Pereira, ressaltando que os portos devem ter interesse sobre as questões ambientais locais para garantir licença para operar e crescer de maneira sustentável.
Aproveite para visitar também:
Visite o Site Visite o Site
APOIO
Entidades

Mídia
Realização:
Local:
Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 - Água Branca - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - Tel. 11 3662-4159 - Fax. 11 3662-2192
sobratema@sobratema.org.br