PLANEJAMENTO É ESSENCIAL NA RACIONALIZAÇÃO DA OBRA
O planejamento pode fazer a grande diferença nos custos de uma obra. Um planejamento capaz de envolver desde os estudos para a escolha dos materiais até os detalhes específicos dos canteiros de obras.” A análise é de Haroldo Miller Júnior, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Formas e Escoramentos (Abasfe) na abertura do Seminário “Racionalizando sua obra”, nesta terça-feira (06), no Construction Congresso.

“Na composição dos custos das obras de formas e escoramentos o peso é relativamente pequeno, de 2% a 5%, muito embora a locação inadequada de formas e escoramentos, sem planejamento, pode causar grande impacto na obra”, informa Júlio César de Oliveira. Por exemplo, nas obras de infraestrutura o planejamento mal estruturado resulta em extrapolar prazos de entrega que podem atingir cerca de 40%.

Aspectos relativos à segurança na montagem e desmontagem das formas e escoramentos foram temas expostos por Fernando Rodrigues dos Santos. De acordo com o engenheiro, uma boa forma deve ter como característica a facilidade na montagem e desmontagem, com várias opções de uso.

Diferentes tipos de sistemas fez parte da apresentação de Claudinei Palma de Lima. A principal vantagem do sistema de deck é trabalhar com lajes planas com pouca incidência de vigas. “O sistema de deck confere melhorias desde mão de obra, montagem, desmontagem, transporte e armazenamento”, exemplificou Lima. Vantagens de redução de mão de obra, dispensando desmontagens e montagens do escoramento a cada concretagem integram os sistemas de mesas voadoras, indicado para obras de cronogramas curtos, entre outras. Já o sistema de escoras solteiras de alumínio é composto por escoras de alta capacidade de carga, daí expõe como vantagem principal, justamente, a grande capacidade de carga.

Durante o seminário, a Abrasfe teve por objetivo apontar a utilização de sistemas que podem ser mais produtivos e econômicos para o universo da construção. Assim sendo, um dos blocos de apresentação contou com a palestra de Carlos Batalha que falou sobre as vantagens técnicas das estruturas moldadas in loco.
Aproveite para visitar também:
Visite o Site Visite o Site
APOIO
Entidades

Mídia
Realização:
Local:
Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 - Água Branca - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - Tel. 11 3662-4159 - Fax. 11 3662-2192
sobratema@sobratema.org.br