ANTT ESTUDA FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA DE PESAGEM DE CARGA ATÉ 2016
A segunda parte do Painel sobre Pesagem de Carga Rodoviária Geral e Indivisível, realizado nesta quinta-feira (06/06), no Construction Congresso, no Centro de Exposições Imigrantes, foi aberta por Nauber Nascimento – diretor de Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT – que mostrou a forma como a empresa fiscaliza o transporte de cargas no país. O grande atrativo de sua explanação foi a apresentação do Projeto de Fiscalização Eletrônica, que começou a ser implantado em 2011, como plano piloto, na Free Way – que liga Porto Alegre a Osório, no Rio Grande do Sul. Os planos da ANTT são de implantar o programa em todo o país até o final de 2016.

De acordo com o diretor da ANTT, a empresa prioriza a educação na questão do excesso de peso: “Constamos que as empresas erram por desconhecer a legislação. Erroneamente, incorporam a multa como um custo, repassando-a ao preço final. Neste contexto, nosso foco está na orientação, educação e informação das empresas”. Nascimento explicou que o objetivo da fiscalização eletrônica é deixar de conferir manualmente a pesagem de carga pelo fiscal da ANTT, oferecendo um modelo automatizado e remoto, a partir de um centro de modelo operacional, no qual é possível acompanhar diversas balanças na rodovia a partir de uma central.

“Com isso se alcança maior eficiência e agilidade na fiscalização”, observa Nalber, ao acrescentar que, no longo prazo, o objetivo é avançar para modelos de pesagem em movimento, o chamado Sistema Win – Weight in Motion (peso em movimento) para a (pré) pesagem seletiva. Este modelo já está sendo testado na Free Way. Nele, empregados da concessionária da rodovia operam a balança supervisionados por um agente da ANTT na balança. Além de cuidar do excesso de peso, o sistema permite a fiscalização de outros aspectos legais do transporte, como o Registro Nacional dos Transportadores de Carga, RNTC e o pagamento eletrônico de carga, entre outros.
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