2013 MARCA A ENTRADA EM VIGOR DA NORMA DE DESEMPENHO NA CONSTRUÇÃO
Considerado um novo paradigma para o setor da construção, em linha com as tendências internacionais mais atuais, a Norma de Desempenho para a construção (NBR 15.575/13) entra em vigor a partir deste ano de 2013. Segundo o professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, diretor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a nova norma consolida num único documento uma série de parâmetros que estavam pulverizados em diversas regulamentações. Para ele, as empresas que já cumpriam as normas existentes não enfrentarão dificuldades para se adaptar à NBR 15.575/13.

Luiz Carlos acredita que essa nova norma pode ser considerada a terceira revolução da qualidade na construção civil (primeira foi a ISO 9000 e a segunda o PSQ - Programa Setorial da Qualidade). A nova norma traz a visão de que a conservação de estrutura deve ter base nos requisitos de desempenho. Ela também reforça, durante o seminário do IBRACON – Instituto Brasileira do Concreto no Construction Congresso, a ideia de que a concepção do projeto será, cada vez mais, importante, indicando que exigirá mais tempo e mais recursos para o seu desenvolvimento.
Aproveite para visitar também:
Visite o Site Visite o Site
APOIO
Entidades

Mídia
Realização:
Local:
Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 - Água Branca - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - Tel. 11 3662-4159 - Fax. 11 3662-2192
sobratema@sobratema.org.br