MOBILIDADE SOBRE TRILHOS TEM MUITO A CRESCER
“O transporte de passageiros sobre trilhos está muito aquém das necessidades brasileiras, principalmente levando em conta as dimensões continentais do País”. Essa é a constatação feita por Joubert Flores, presidente da ANP Trilhos, durante o Seminário “Mobilidade sobre trilhos – projetos e obras”, exposição que teve por objetivo discutir os principais avanços na área metroferroviária. “Hoje o Brasil transporta 9 milhões de passageiros /dia, enquanto que em Shangai esse é de 7 milhões/dia”, reforça.

Muito embora a demanda esteja crescendo, a malha metroferroviária não acompanha na mesma proporção. A estimativa é de que esses números dobrem nos próximos 5 anos, porém longe do ideal. Em 2012, houve um aumento da ordem de 8% no número de passageiros transportados, com discreta expansão da rede (3,2%). “Importante ressaltar que apesar dos custos elevados do transporte sobre trilhos, há muitas vantagens, como: menos poluição e o baixíssimo volume de emissões. Esse tipo de transporte oferece, ainda, menor risco de acidentes, implicando em maior produtividade e melhoria na qualidade de vida”, destaca Flores.

Durante o seminário foi exposto que existem 60 projetos no País, sendo que 20 estão bem adiantados e outros em licitação/execução. São 1.136 km em novos projetos. Os investimentos são da ordem de R$ 100 bilhões de 2016 a 2020.

O seminário contou com as palestras de Isabel Sales de Melo Lins, diretora do Departamento de Regulação e Gestão da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades; Vicente Abate, da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – Abifer; Roberto Arantes, coordenador de relações institucionais da Secretaria de Transporte Metropolitanos do Estado de São Paulo e Delmo Pinho, subsecretário da Secretaria Estadual de Transportes do Estado do Rio de Janeiro.
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