MINERADORAS DE BH AVANÇAM NO CONTROLE DE PESO DAS CARGAS
Uma iniciativa das três maiores pedreiras da região de Belo Horizonte fez com que as demais empresas do setor e os prestadores de serviço de frete da região se conscientizassem da importância do controle dos pesos dos veículos de carga. O resultado foi uma queda expressiva no número de penalidades em função da Lei da Balança – que estabelece limites máximos para transporte -, além da redução de acidentes e de prejuízos às estradas da região.

Gustavo Lanna, diretor comercial da Martins Lanna Mineração – uma das empresas responsáveis pela iniciativa -, conta que uma das medidas foi o fim do uso da margem de tolerância de 7,5% sobre o limite máximo de peso. Para compensar a perda do caminhoneiro, que foi obrigado a trabalhar dentro do limite legal, cliente e embarcadora assumiram o custo financeiro. “Como produtores, somos responsáveis pelos acidentes que uma carga excessiva pode provocar. Portanto, foi necessário tomar uma medida drástica que, ao final, deu bons resultados”, afirma.

Para ajudar no controle do peso da carga – total e por eixos – a indústria de balanças Toledo do Brasil apresentou a 900i, um equipamento que faz a pesagem e emite um relatório com o resultado analisado de acordo com a Lei da Balança. “Com esse documento, o produtor poderá comprovar que seguiu a legislação e evitar problemas futuros”, afirma Rodrigo Balieiro, diretor comercial da empresa.
Aproveite para visitar também:
Visite o Site Visite o Site
APOIO
Entidades

Mídia
Realização:
Local:
Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 - Água Branca - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - Tel. 11 3662-4159 - Fax. 11 3662-2192
sobratema@sobratema.org.br