ESTRUTURA MISTA NA COBERTURA AJUDOU A ACELERAR ENTREGA DO MINEIRÃO
A opção pela utilização de estrutura mista (concreto e aço), na cobertura, permitiu a construção simultânea de diversas etapas e garantiu que o Mineirão fosse entregue oficialmente em dezembro de 2012, tornando-se o segundo estádio a ser inaugurado, dos que abrigarão jogos da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o que disse Euler de Oliveira Guerra, da PUC Minas e engenheiro da empresa que atuou na obra, Engserj Ltda., em palestra proferida durante o Construction Congresso, a cobertura do estádio original (que já tinha 47 anos de uso) apresentava um balanço de apenas 29 metros. Com a reforma, passou a ter 55 metros, mesclando um segmento em concreto armado e outro de estrutura metálica tubular circular, que constituiu o balanço adicional de 26 metros.

Um modelo em escala da estrutura foi testado e aprovado em laboratório de túnel de vento. Segundo Euler, a tensão provocada pela cobertura adicional foi aliviada utilizando-se técnicas de protensão e de macaqueamento dos componentes.
Aproveite para visitar também:
Visite o Site Visite o Site
APOIO
Entidades

Mídia
Realização:
Local:
Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 - Água Branca - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - Tel. 11 3662-4159 - Fax. 11 3662-2192
sobratema@sobratema.org.br