FALTA DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA RESULTA EM PERDA DE COMPETITIVIDADE DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
A ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio participa do Construction Congresso – Edificações Obras de Infraestrutura com o seminário Os Caminhos do Agronegócio – Oportunidades de Investimentos, no dia 7 de junho, a partir das 11h, na Sala Oiti. O objetivo do evento é debater as soluções e as saídas para melhorar o escoamento da produção agrícola que vem sofrendo perdas em decorrência das deficiências na infraestrutura de transporte e armazenamento do País.

De acordo com Caio Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Abag e responsável pela abertura do seminário, o agronegócio brasileiro tem urgência em encontrar uma solução de curto prazo para essa situação que é insustentável e afeta todo setor. “O agronegócio é o principal responsável pela geração de excedente de exportação no comércio exterior, sendo, portanto, o responsável pelo crescimento econômico do País”, ressalta.

Um levantamento da Associação Brasileira de Exportadores de Cereais (ANEC) mostra que os produtores podem ter um prejuízo de US$ 4 bilhões este ano em razão da situação caótica da logística para a exportação de soja e milho. Esse montante considera as perdas decorrentes das estradas esburacadas, falta de armazéns e burocracia nos portos.

Para eles, o principal gargalo está na falta de opções para escoamento da safra nos portos, uma vez que por não haver rotas para embarcar a produção pelos portos do Norte do País, os agricultores mandam boa parte da carga para os portos do Sul e Sudeste, mesmo tendo de percorrer milhares de quilômetros a mais, elevando ainda mais os custos. Atualmente, estima-se que dois terços da produção de grãos são colhidos no norte do Mato Grosso, Bahia e Goiás. Do total dessa produção, apenas 14% são exportados pelos portos do Norte do Brasil.

Além do presidente da ABAG, o seminário contará com a coordenação de Renato Casali Pavan, conselheiro do Instituto de Engenharia de São Paulo, e com as palestras de Edeon Vaz Pereira, coordenador executivo do Movimento Pró Logística da Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso, que falará sobre “A Situação da Logística do Agronegócio”; de Carlos Alberto Nunes Batista, secretário executivo da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio do Ministério da Agricultura, que proferirá apresentação sobre “A Situação da Armazenagem de Grãos no País – Demandas de Investimentos”; e Olivier Girardi, da Macrologística Consultoria Empresarial, que tratará do tema “Investimentos em Infraestrutura de Transporte”.

Para se inscrever no seminário Os Caminhos do Agronegócio – Oportunidades de Investimentos é só acessar o site: http://www.constructioncongresso.com.br/index.php/programa/palestra/44
Aproveite para visitar também:
Visite o Site Visite o Site
APOIO
Entidades

Mídia
Realização:
Local:
Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 - Água Branca - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - Tel. 11 3662-4159 - Fax. 11 3662-2192
sobratema@sobratema.org.br