CONSTRUÇÃO EM AÇO PERMITE A REDUÇÃO DO CUSTO DE PRODUÇÃO
O Instituto Aço Brasil promoverá no Construction Congresso – Edificações e Obras de Infraestrutura o Seminário Sustentabilidade do Aço na Construção Civil, objetivando mostrar os benefícios do uso do aço na construção para o meio-ambiente, destacando seu potencial de reciclagem e o uso de coprodutos no processo construtivo. O seminário será realizado no dia 5 de junho, a partir das 15h, na Sala Ingá. A inscrição é gratuita.

Na construção civil, o aço aparece basicamente sob a forma de vergalhão nas edificações tradicionais e nas estruturas metálicas. 100% reciclável, esgotada sua vida útil, pode retornar aos fornos sob forma de sucata e se tornar um novo aço, sem perda de qualidade porque mantém suas propriedades e não há restrições quanto ao seu reuso.

Outros benefícios em termos de sustentabilidade são: redução da quantidade de resíduos a serem incinerados e dispostos em aterro, diminuição do consumo de energia pela indústria e de emissões na extração e beneficiamento das matérias-primas. E o uso do aço na construção civil só tende a crescer.

De acordo com dados do Aço Brasil, dentre todos os setores consumidores finais de aço, apenas a construção civil apresentou expansão em seu consumo aparente em 2011, com alta de 7,3% em relação a 2010. O setor ampliou sua participação no consumo aparente total de 31,6% em 2010 para 35,4% em 2011, expandindo sua fatia tanto no caso dos produtos planos (de 14,8% para 15,3%) quanto no caso dos longos (de 55,3% para 60,2%).

No que se refere ao consumo de aço para estruturas metálicas, em 2011 houve crescimento de 9,4% em relação ao ano anterior. Ainda em relação a esse segmento, as estatísticas do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística na Pesquisa Industrial Anual do ano de 2010 indicam a manutenção de crescimento 12% ao ano em relação a 2002, em construções pré-fabricadas, estruturas, pontes e torres.

Coprodutos

A criação do Centro de Coprodutos Aço Brasil – CCABrasil, pelo Instituto Aço Brasil, em setembro de 2010, significou importante passo para fomentar o desenvolvimento do uso de coprodutos advindos da produção de aço.

O coproduto é um produto útil e comercializável que não é o principal objeto de fabricação. São utilizados em lastro de ferrovias, na produção de cimento, em pátio de estacionamento, recuperação de vias, construção de base e sub-base de rodovias e na produção de asfalto. De forma geral, o aproveitamento dos coprodutos em obras de infraestrutura agrega valor aos materiais, permitindo a transformação de um potencial passivo em ativo ambiental, evitando a destinação desnecessária de materiais em aterros.

No que diz respeito à produção de cimento, por exemplo, o uso de coprodutos de aço em substituição ao clínquer, reduz a emissão de CO2 e o consumo de calcário, um recurso natural não renovável.

Para se inscrever no seminário Sustentabilidade do Aço na Construção Civil é só acessar o site: http://www.constructioncongresso.com.br/index.php/programa/palestra/7
Aproveite para visitar também:
Visite o Site Visite o Site
APOIO
Entidades

Mídia
Realização:
Local:
Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 - Água Branca - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - Tel. 11 3662-4159 - Fax. 11 3662-2192
sobratema@sobratema.org.br