SETOR DO RENTAL PROPORÁ SOLUÇÕES PARA DIFICULDADES ENFRENTADAS NO SEGMENTO
A Construction Expo 2013 – 2ª Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura contará com um Salão do Rental, para mostrar a importância desse segmento na cadeia da construção. Esse Salão também participará do Construction Congresso – Edificações e Obras de Infraestrutura, promovendo o 1º Congresso Valorização do Rental, no dia 6 de junho, a partir das 9h, na Sala Oiti.

O seminário contará com seis palestras: “Uma Visão do Mercado de Rental e o Comparativo Comprar x Alugar”, a ser apresentado por Paulo Esteves, diretor da Solaris, “Impacto na Mão de Obra na Locação”, a ser proferido por Alisson Daniel Gomes, diretor comercial da Escad Rental, “Importância dos Contratos no Rental”, a ser ministrado por Reinaldo Fraiha Nunes, presidente do Sindileq-PE – Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Pernambuco, “Como Garantir o Retorno do Investimento”, a ser exposto por Marco Aurélio de Cerqueira, presidente do Sindileq-MG - Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Minas Gerais, “Critérios para Devolução de Equipamentos Alugados”, a ser apresentado por Petrônio Lopes Lobo, diretor da Abelme - Associação Baiana das Empresas de Locação de Máquinas e Equipamentos, e “Locação, entendendo as necessidades do cliente”, a ser abordado por Silvimar Fernandes Reis, diretor de Suprimentos e Equipamentos da Construtora Galvão Engenharia.

“O objetivo é trazer para os empresários da locação a discussão sobre a valorização do rental, uma vez que nosso segmento apresenta inúmeros benefícios para o setor da construção, como eliminação da manutenção, da depreciação do equipamento e do gerenciamento da frota, o aumento da produtividade, a redução de custos, entre outros”, explica Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, e mediador do Congresso.

Para Daniel, a área do rental sofreu um desgaste ao longo dos anos em decorrência de seu crescimento desorganizado, provocado, principalmente, pela entrada de muitas empresas no mercado. “A atratividade ocasionada pelo bom momento vivido pela economia nacional há alguns anos produziu uma série de condições, como, por exemplo, a democratização do crédito, para a chegada de novas companhias. Isso é um fator positivo, mas, agora, é necessário, uma organização”, destaca.

Somado a isso, há também as dificuldades enfrentadas pelo setor como um todo, incluindo a exigência de uma extensa lista de documentos, o contrato, as mudanças que sofre até o fechamento, a falta de mão de obra e endividamento do segmento. “Por isso, é importante que as empresas de locação se reúnam, discutam e encontrem soluções que beneficiem toda a cadeia”, enfatiza. “Nesse sentido, é fundamental o alinhamento do setor para melhorar sua condição no mercado e mostrar que a locação é o melhor negócio”, acrescenta.

Atualmente, segundo Daniel, a opção por locar concorre com as vendas, a frota dos clientes e os prestadores de serviços. No Brasil, apesar da média de equipamentos na linha amarela comprados para locação ser de até 30%, o segmento está abaixo do nível alcançado em países europeus, no Japão e nos Estados Unidos, cujo o percentual de equipamentos que é destinado ao mercado de locação está em cerca de 60%.

O I Congresso Valorização do Rental conta com o apoio das oito principais entidades de locação no Brasil. São elas: ALEC – Associação dos Locadores de Equipamentos para a Construção Civil, APELMAT – Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplanagem e Ar Comprimido, da ABELME, do Sindileq-CE - Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do estado do Ceará, do Sindileq-GO - Sindicato dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Goiás, do Sindileq-MG, do Sindileq-PE, e do Sindileq-RN – Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do Rio Grande do Norte.

“Nosso objetivo final é colocar as discussões de maneira democratizada no site www.valorizacaodorental.com.br para que todo o público tenha acesso e possa se beneficiar com a valorização do rental”, finaliza Daniel.

Para se inscrever no I Congresso Valorização do Rental pode ser inserida no site do Construction Congresso: http://www.constructioncongresso.com.br/index.php/programa/palestra/38
Aproveite para visitar também:
Visite o Site Visite o Site
APOIO
Entidades

Mídia
Realização:
Local:
Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 - Água Branca - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - Tel. 11 3662-4159 - Fax. 11 3662-2192
sobratema@sobratema.org.br