ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS AUMENTAM CONFIABILIDADE E SEGURANÇA DE ESTRUTURAS NA CONSTRUÇÃO
Os Ensaios Não Destrutivos (END) aumentam a confiabilidade e a segurança de estruturas e equipamentos, preservando a vida e o meio ambiente. Por isso, a ABENDI – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção promoverá no Construction Congresso – Edificações e Obras de Infraestrutura, o seminário Sobre Ensaios Não Destrutivos e Inspeção em Edificações e Obras de Infraestrutura, no dia 5 de junho, a partir das 12h30, na Sala Oiti.

O mercado de END e inspeção no Brasil vem crescendo e passando por uma transformação muito grande nos últimos anos em função dos processos de automatização e da inspeção, com novas tecnologias e sistemas, que exigem cada vez mais pessoas treinadas e certificadas e empresas também capacitadas em seu corpo técnico e em sua estrutura de gestão para atender as necessidades de seus clientes.

De acordo com a ABENDI, esse mercado nasceu fundamentalmente para atender a área naval e a de óleo e gás, em função dos grandes empreendimentos da Petrobras na década de 70. Imediatamente, foi muito bem aceita e expandiu-se para outros setores em que os requisitos de confiança e credibilidade na inspeção são essenciais: automotivo, nuclear e aeroespacial. Ultimamente, em função de várias iniciativas, o setor está conseguindo atingir outros segmentos de mercado com outras aplicações, para atender demandas específicas.

No caso da construção, os Ensaios Não Destrutivos são um fator preponderante que contribui diretamente para a segurança na área industrial e conservação do meio ambiente. Segundo informações da ABENDI, a partir do momento que são utilizadas as técnicas não destrutivas na inspeção de concreto, nas estruturas metálicas do concreto, na própria parte de monitoramento em pontes e viadutos, é possível detectar defeitos e descontinuidades em uso contínuo,seja em obras de arte, seja na construção de um edifício, por exemplo, que podem causar diferentes tipos de danos. Assim, eles contribuem com a segurança e confiabilidade da inspeção, e na preservação da vida das pessoas e do meio ambiente.

Um das palestras que serão ministradas aborda o assunto Qualificação, Certificação, Normalização e Promoção de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção relacionados à construção civil, em função das várias iniciativas que a ABENDI desenvolve nessas áreas. São 25 mil profissionais registrados, atualmente, no Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de pessoas,com uma estratégia muito definida de inspeção no setor de construção civil.

O seminário Sobre Ensaios Não Destrutivos e Inspeção em Edificações e Obras de Infraestrutura já está com as inscrições abertas. Para se credenciar, é só acessar o site oficial do Construction Congresso: http://www.constructioncongresso.com.br/index.php/programa/palestra/4
Aproveite para visitar também:
Visite o Site Visite o Site
APOIO
Entidades

Mídia
Realização:
Local:
Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 - Água Branca - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - Tel. 11 3662-4159 - Fax. 11 3662-2192
sobratema@sobratema.org.br