ENGENHARIA DIAGNÓSTICA APRIMORA A QUALIDADE DAS EDIFICAÇÕES
O Instituto de Engenharia participará do Construction Congresso – Edificações e Obras de Infraestrutura, promovendo o seminário Engenharia Diagnóstica, no dia 5 de junho, a partir das 15h, na Sala Cedro, com intuito de apresentar conhecimentos gerais, técnicos e práticos do desenvolvimento dos diagnósticos técnicos em edificações através das vistorias, inspeções, auditorias, perícias e consultoria em edificações.

De acordo com Miriana Marques, vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia, o seminário tem o objetivo de facilitar o entendimento da sociedade e dos engenheiros civis sobre as vantagens da classificação das ferramentas diagnósticas que visam o bom desempenho e qualidade edilícia. “A engenharia diagnóstica é a disciplina dos diagnósticos, prognósticos e prescrições técnicas, visando evitar patologias construtivas, preservar o desempenho e aprimorar a qualidade de nossas edificações, desde a fase do planejamento, projeto até sua utilização”, explica.

Entre as ferramentas da engenharia diagnóstica, aquela que possui maior visibilidade no momento, segundo Miriana, é a inspeção técnica, devido aos recentes acidentes prediais, como, por exemplo, o desabamento do edifício Liberdade no Rio de Janeiro e o incêndio com a boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. “Inclusive, está previsto o desenvolvimento de uma norma técnica de inspeção predial pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, além de leis que devem tornar obrigatórias as inspeções de manutenção e uso de edificação, sempre com foco na segurança”, afirma.

Sobre as áreas que mais utilizam a engenharia diagnóstica, Miriana avalia que suas ferramentas sempre foram muito utilizadas como meio de prova em processo judiciais envolvendo edificações. “Os serviços de vistoriais, inspeções e auditorias são constantemente usados, também, nas fases do desenvolvimento e conclusão de obras”, acrescenta.

Além do seminário promovido pelo Instituto de Engenharia, Miriana sugere aos profissionais que gostariam de conhecer mais sobre a doutrina da Engenharia Diagnóstica em Edificações, a leitura de livros técnicos sobre o assunto, como, por exemplo, “Inspeção Predial Total” e “Prova Pericial no Direito Imobiliário”, editados pela Editora Pini.

Para se inscrever no seminário Engenharia Diagnóstica, basta acessar o site oficial do Congresso: http://www.constructioncongresso.com.br/index.php/programa/palestra/6
Aproveite para visitar também:
Visite o Site Visite o Site
APOIO
Entidades

Mídia
Realização:
Local:
Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 - Água Branca - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - Tel. 11 3662-4159 - Fax. 11 3662-2192
sobratema@sobratema.org.br