SEMINÁRIO DEBATERÁ AS NOVIDADES NAS NORMAS DE DESEMPENHO E DE PROJETOS DE ESTRUTURAS DE CONCRETO
O Seminário do Ibracon – Instituto Brasileiro do Concreto na Construction Expo 2013 tratará do tema Desempenho e Segurança das Estruturas de Concreto. O evento, a ser realizado no dia 6 de junho, a partir das 9h, na Sala Aleluia, tem como objetivo debater as novidades da norma de desempenho e da norma de projetos de estruturas de concreto.

Para Tulio Bittencourt, presidente do Ibracon, o assunto escolhido é de extrema relevância para a cadeia do concreto, que está presente no setor da construção de uma forma majoritária e importante. "Desde que as normas sejam seguidas de forma criteriosa estarão assegurados o desempenho e a segurança das nossas estruturas. Isto é uma garantia de qualidade e do comprometimento para com o consumidor brasileiro”, ressalta.

No caso do monitoramento, Bittencourt avalia que ele é mais complicado porque envolve aspectos como inspeção e manutenção. “Esse é um assunto importantísssimo e que está recebendo a atenção dos legisladores e órgãos de normalização”, afirma. “Nesse sentido, existem aspectos relevantes relacionados à qualificação profissional para o desempenho dessas funções que precisam ser abordados, por isso nossa entidade está empenhada em contribuir de forma significativa nesta direção”, acrescenta.

Em termos de manutenção das estruturas de concreto, Bittencourt destaca que independente do tipo de estrutura, a manutenção é imprescindível para garantir o seu funcionamento adequado e seu nível de segurança. “As estruturas de concreto não são diferentes. É assim para os nossos edifícios, para nossas pontes, para nossas barragens, e tudo mais”, finaliza.

No Seminário Desempenho e Segurança das Estruturas de Concreto, além da participação de Bittencourt, que fará a abertura e a palestra Monitoramento da Integridade Estrutural de Pontes Rodoviárias e Ferroviárias de Concreto, estão confirmadas as apresentações do professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do PhD em engenharia Carlos Britez, de Roberto Falcão Bauer, presidente do Instituto Falcão Bauer, e mediação de Íria Lícia Oliva Doniak, presidente executiva da Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto e diretora de cursos do Ibracon.

Para realizar a inscrição no Seminário do Ibracon, basta entrar no site oficial do Congresso: http://www.constructioncongresso.com.br/index.php/programa/palestra/39
Aproveite para visitar também:
Visite o Site Visite o Site
APOIO
Entidades

Mídia
Realização:
Local:
Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 - Água Branca - CEP 05001-000 - São Paulo/SP - Tel. 11 3662-4159 - Fax. 11 3662-2192
sobratema@sobratema.org.br